Pular para o conteúdo principal

Cerco ao tabaco tem... e contra as drogas?

      
  
   Desde 1º de fevereiro de 2002, que no Brasil passou a ser obrigatório o uso de imagens de advertências nas embalagens de cigarro por “orientações da Organização Mundial da Saúde” (OMS), visando evidenciar de maneira persistente e combativa os malefícios do cigarro para os fumantes.
   Sabemos que a pratica de fumar é prejudicial à saúde, mas sabemos igualmente que sua fabricação, além de ser permitida, emprega no País milhões de pessoas, gerando diretamente bilhões de impostos anuais e outros tantos, indiretamente.
   Em cada maço de cigarros, estão embutidos em torno de 80% de impostos, ou seja, para os fabricantes de cigarro e geradores de empregos, cabem-lhes tão somente 20% sobre as vendas e mesmo assim brotam “pesquisas” apontando prejuízos neste setor ao País, ficando difícil de entender e anegar.
   Já na contramão disto tudo, circulam toneladas de drogas ilícitas por todo o Território Nacional e estas sim, que mesmo proibidas no Brasil não recebem o mesmo tratamento dado ao tabaco. Inexplicavelmente não vemos campanhas demonstrando os malefícios que as drogas causam aos usuários, as suas famílias e a sociedade como um todo. E deixam igualmente de informar a total falta de cuidado e higiene, tanto na fabricação, quanto no transporte destas substâncias ilícitas, que são normalmente transportadas de formas inimagináveis, como por exemplo:
   - Nas partes íntimas ou no estômago das pessoas adequadamente apelidadas de “mulas”, por vezes em cadáveres de humanos ou de animais, ou ainda no interior de artefatos insonháveis, pois para isso a criatividade é grande.
   Estas substâncias ilícitas, além de não pagarem impostos, geraram violência de toda ordem, “aumentando substancialmente o custo de vida” de todos nós.
   Vejamos alguns artigos do custo de vida majorados devido o uso delas, que podemos perceber mais claramente no orçamento familiar: Seguros de carros, mantimentos nos mercados, alimentações em restaurantes, transportes, Internet, Tv a cabo, luz e água. Sim, tem lugares que as empresas responsáveis por estes quatros últimos itens, não conseguem entrar e muito menos cobrar pelo consumo indevido. E alguém tem que arcar com os prejuízos, no caso, todos nós consumidores.
  O pior é que nada disso cause comoção capaz de desencadear campanhas oficiais dos governos ou da Organização Mundial da Saúde (OMS), que pelo visto anda preocupadíssima mesmo com o tabagismo e com as mortes de delinquentes envolvidos em confrontos com policiais.   
 E o cerco às drogas começará quando?

Walter Luiz Ferreira – Tecnólogo em Segurança Pública

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COME E DEPOIS VIRA O COCHO...

     Quem nunca ouviu ou leu a citação, come e depois vira o cocho?    Acredito que a grande maioria já ouviu e sabe que este aforismo surgiu pelo fato de que o porco normalmente faz isso, logo depois que come. Mas creio que muitos não se deram conta, de que o porco age desta forma por puro instinto, na busca de mais alimento e não com a intenção de simplesmente desfazer do artefato que lhe foi útil. Diferentemente do suíno, alguns seres humanos descartam seus resquícios de modo nada sociável e nas mais variadas situações e ambientes em que vivem, servindo a estes então a colocação dispensada até então aos “porcos”.    E em nossa Cidade não precisamos ir muito longe para ver situações que nos remetem ao dito popular, atribuindo este comportamento principalmente aos nossos jovens que fumam, comem e bebem em vias públicas e mesmo estando diante de lixeiras, preferem colocar seus detritos nas calçadas e nas vias públicas. Por vezes, até mesmo ali fazem suas necessidades fisio

IPE saúde, uma vergonha

  O Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do RS do atual governador, Sr. Eduardo Leite é uma vergonha. Não encontro, por mais que eu queira encontrar outro adjetivo para avaliar o que se tornou um Instituto que deveria cuidar da saúde de quem atende ao público do nosso Rio Grande do Sul. A péssima ideia desta administração vai levar a falência o IPE e já está levando muitos servidores a loucura (literalmente… suicídios inclusive, o que não é de hoje) por ter que retirar familiares do plano e remetê-los ao já igualmente sucateado SUS ou não poder comprar seu sustento e seus remédios do dia a dia, justamente por não suportar mais os descontos lançados em seus contracheques e sem uma reposição salarial. Vejam que neste “Projeto demoníaco”, paga mais quem ganha menos e paga menos quem ganha mais e que alcança os servidores mais perseguidos do atual governo, dentre eles, os professores, policiais militares, civis e penitenciários, que “imaginem, não tiveram nem mesmo a r

A dívida da prostituta

2 de novembro às 20:12 A DÍVIDA DA PROSTITUTA. Em uma pequena cidade turística, caiu uma chuva torrencial por vários dias, deixando a cidade praticamente deserta. Há tempo que a crise  vinha assolando este lugar ... Todos tinham dívidas e viviam à base de créditos. Por sorte, chegou um milionário com muito dinheiro, entrou no pequeno hotel e pediu um quarto, colocando no balcão R$ 1.000,00. - A recepcionista foi mostrar os quartos para o homem escolher, enquanto o dono do hotel pegou o dinheiro e saiu correndo para pagar a sua divida com o açougueiro. - O açougueiro pegou o dinheiro e correu para pagar sua dívida com o criador dos animais. - O criador pegou o dinheiro e correu para pagar o Moinho, que fornecia alimento para os animais. - O dono do moinho pegou o dinheiro e correu para pagar sua dívida com a Prostituta. - A prostituta correu para pagar o dono do hotel, que ela utilizava para levar seus acompanhantes. Neste momento, o milionário voltou c