Pular para o conteúdo principal

Abriam picadas e construíam estradas, hoje mal tapam buracos...







   Já se tornou rotina em minhas viagens, observar os lugares por onde ando e imaginar como eram estas paisagens antes de abrirem picadas e transformá-las em estradas. Isto de certa forma me faz retroceder no tempo e ver pessoas simples executando trabalhos rudes de sol a sol, desprovidos da tecnologia e do maquinário hoje existente. Fico imaginando então como deve ter sido difícil à vida destas pessoas, principalmente enquanto trabalhavam em locais íngremes de vegetação densa e com formações rochosas, cenário farto para quem se dirige a Serra Gaúcha, trecho que optei para ilustrar minhas observações neste texto, mas poderia ser qualquer outro do território brasileiro.

   As aberturas destas picadas inicialmente nas vegetações, seguida de detonações e mais detonações do rochedo, retiradas de restos destes materiais e adições de outros até chegar ao asfaltamento e construções de obras de artes tão necessárias como pontes, viadutos e túneis, pois sem estes artifícios, não chegaríamos a lugar algum.

   Tudo isso certamente demandou muito tempo, dinheiro e sacrifícios, pois quase tudo era feito manualmente ou por máquinas com poucos recursos, que eram operadas por estes heroicos desbravadores que com muita pertinácia foram construindo a grande malha rodoviária que temos hoje.

   Olha que naqueles tempos a população era bem reduzida, em relação a que temos hoje e consequentemente as arrecadações de impostos, igualmente eram menores e para embravear um pouco mais, não existiam pedágios. Mas mesmo assim com todas estas dificuldades e escassez de recursos, eles foram capazes de construir a maioria das estradas que hoje, sem dúvida alguma, facilitam a vida de todos nós e levam o progresso aos mais longínquos rincões do nosso Estado e do País.

   Aí vem aquela perguntinha que não quer e realmente não pode calar:
- Como tudo isso foi possível?

   E respondo dizendo e acreditando, que só pode ter uma explicação:
- Naqueles tempos, os nossos representantes eram mais comprometidos com a população, davam o devido destino aos impostos arrecadados e tratavam a coisa pública com altruísmo e ética, coisa muito rara de se ver em nossos dias. Ou estou errado?

   Depois disso ao regressar a nossa realidade, espontaneamente me vem à mente a enorme carga tributária paga por todos os mortais deste País e que este governo, que se diz “popular”, quer aumentar ainda mais. E vejo ainda os diversos pedágios espalhados por todo o território brasileiro, arrecadando dia e noite sem parar. E mesmo com todas estas máquinas arrecadadoras, somadas as tecnologias das engenhocas poupadoras de mão de obra e que não são poucas, hoje “mal conseguem tapar alguns buracos” abertos pelas chuvas um pouco mais intensas...

  Como é possível continuar calado e ao mesmo tempo, conseguir dormir com um barulho desses?





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COME E DEPOIS VIRA O COCHO...

     Quem nunca ouviu ou leu a citação, come e depois vira o cocho?    Acredito que a grande maioria já ouviu e sabe que este aforismo surgiu pelo fato de que o porco normalmente faz isso, logo depois que come. Mas creio que muitos não se deram conta, de que o porco age desta forma por puro instinto, na busca de mais alimento e não com a intenção de simplesmente desfazer do artefato que lhe foi útil. Diferentemente do suíno, alguns seres humanos descartam seus resquícios de modo nada sociável e nas mais variadas situações e ambientes em que vivem, servindo a estes então a colocação dispensada até então aos “porcos”.    E em nossa Cidade não precisamos ir muito longe para ver situações que nos remetem ao dito popular, atribuindo este comportamento principalmente aos nossos jovens que fumam, comem e bebem em vias públicas e mesmo estando diante de lixeiras, preferem colocar seus detritos nas calçadas e nas vias públicas. Por vezes, até mesmo...

A solução é investir na educação!

   Mais uma vez retorna o assunto polêmico sobre a instalação de uma unidade da “FASE” em Santa Cruz do Sul.    Está cada vez mais claro que a maioria dos santa-cruzenses abomina qualquer tentativa neste sentido e isto já ficou evidente nas tentativas anteriores. Todos querem na verdade é que estes recursos públicos disponíveis por “lei”, como gostam de salientar as autoridades sempre que tocam no assunto, sejam gastos em ações concretas que realmente possam resolver as questões sociais e reduzir a violência, ou seja, na educação e na prevenção da delinqüência.    E a forma de alcançar isto, sem dúvida alguma, passa por investimentos na educação e profissionalização dos jovens e sem esquecer algo muitíssimo importante que é a estruturação familiar, uma vez que ela é à base de tudo.   E para isto o que está faltando é uma boa dose de vontade política de nossos governantes em destinar os recursos existentes para a construção e estruturação de escolas t...

Nos meus tempos de guri

Nos meus tempos de guri, tudo era muito diferente em minha cidade natal, Santa Cruz, no coração do Rio Grande do Sul. E alguns detalhes daqueles tempos só permaneceram vivos nas mentes de alguns de nós. A começar pelas ruas, onde c alçamento, existia somente nas ruas mais centrais da cidade e os postes de iluminações públicas, curiosamente eram posicionados no meio delas. O transito de automóveis era mínimo, muito pequeno mesmo, mesclado com o movimento de carroças, charretes e cavaleiros montados em seus cavalos. Estas ruas eram vias de mãos duplas e sobravam, diferentemente dos dias de hoje, muitas e muitas vagas para estacionar em qualquer dia, hora ou lugar. A rua São José, naqueles tempos, era a última rua da cidade na direção oeste , desde o Esporte Clube Avenida até a entrada da "Vila Schulz". Depois da São José, neste trecho não existiam ruas, só haviam plantações e matas até as margens do Rio Pardinho (Rio Bom Jesus ), onde caçávamos com bodoques (fundas), ...