Pular para o conteúdo principal

A solução é investir na educação!


   Mais uma vez retorna o assunto polêmico sobre a instalação de uma unidade da “FASE” em Santa Cruz do Sul.
   Está cada vez mais claro que a maioria dos santa-cruzenses abomina qualquer tentativa neste sentido e isto já ficou evidente nas tentativas anteriores. Todos querem na verdade é que estes recursos públicos disponíveis por “lei”, como gostam de salientar as autoridades sempre que tocam no assunto, sejam gastos em ações concretas que realmente possam resolver as questões sociais e reduzir a violência, ou seja, na educação e na prevenção da delinqüência.
   E a forma de alcançar isto, sem dúvida alguma, passa por investimentos na educação e profissionalização dos jovens e sem esquecer algo muitíssimo importante que é a estruturação familiar, uma vez que ela é à base de tudo.  E para isto o que está faltando é uma boa dose de vontade política de nossos governantes em destinar os recursos existentes para a construção e estruturação de escolas técnicas e profissionalizantes com professores bem valorizados e capacitados.
   Falo isto porque os valores disponíveis não devem ser poucos, já que sinalizam em “premiar o jovem infrator” com um salário mensal após cumprir certo tempo na instituição. Devo confessar que temo uma medida deste gênero e a vejo como um tiro que sai pela culatra, pois beneficia de todas as formas, justamente quem atentou contra a sociedade com suas maldades, fato que certamente impulsionará outros jovens a procederem da mesma forma.
   Um exemplo disto já acontece com as mulheres que “ganham” um filho por ano, só para receber o “salário do SUS”, que igualmente considero outro gol contra de nossos políticos, criado igualmente na busca incansável de votos.
   Nossas autoridades devem ter em mente que as escolas que ensinam uma profissão é que verdadeiramente proporcionarão aos jovens, as oportunidades de se tornarem úteis para toda a sociedade.
   Instituições como a FASE, CASE, FEBEM, ou qualquer que seja a nomenclatura adotada, não passarão jamais de meras unidades prisionais de menores, que a meu ver, assim como os nossos presídios, não recuperam ninguém e ainda apavoram as pessoas que moram em suas proximidades. Tanto isto é verdade, que bastou falar certa vez que seria instalada uma unidade da FASE na localidade de Cerro Alegre Baixo, para que uma verdadeira mobilização contrária à idéia surgisse por parte de todos os moradores da localidade e convenhamos, com toda a razão.
   Além da insegurança que gera aos moradores, a instalação destas casas prisionais, causam também outros danos, entre eles a desvalorização dos imóveis, pois são verdadeiros barris de pólvora prontos a detonar a qualquer momento e que ninguém quer ter por perto.  
   Como todos sabem, o povo é sábio e quando unidos são possuidores de grande força, por conseguinte devem ser ouvidos e respeitados por seus governantes.  
   Não esqueça que investir em educação será sempre a melhor e mais acertada solução!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COME E DEPOIS VIRA O COCHO...

     Quem nunca ouviu ou leu a citação, come e depois vira o cocho?    Acredito que a grande maioria já ouviu e sabe que este aforismo surgiu pelo fato de que o porco normalmente faz isso, logo depois que come. Mas creio que muitos não se deram conta, de que o porco age desta forma por puro instinto, na busca de mais alimento e não com a intenção de simplesmente desfazer do artefato que lhe foi útil. Diferentemente do suíno, alguns seres humanos descartam seus resquícios de modo nada sociável e nas mais variadas situações e ambientes em que vivem, servindo a estes então a colocação dispensada até então aos “porcos”.    E em nossa Cidade não precisamos ir muito longe para ver situações que nos remetem ao dito popular, atribuindo este comportamento principalmente aos nossos jovens que fumam, comem e bebem em vias públicas e mesmo estando diante de lixeiras, preferem colocar seus detritos nas calçadas e nas vias públicas. Por vezes, até mesmo ali fazem suas necessidades fisio

A dívida da prostituta

2 de novembro às 20:12 A DÍVIDA DA PROSTITUTA. Em uma pequena cidade turística, caiu uma chuva torrencial por vários dias, deixando a cidade praticamente deserta. Há tempo que a crise  vinha assolando este lugar ... Todos tinham dívidas e viviam à base de créditos. Por sorte, chegou um milionário com muito dinheiro, entrou no pequeno hotel e pediu um quarto, colocando no balcão R$ 1.000,00. - A recepcionista foi mostrar os quartos para o homem escolher, enquanto o dono do hotel pegou o dinheiro e saiu correndo para pagar a sua divida com o açougueiro. - O açougueiro pegou o dinheiro e correu para pagar sua dívida com o criador dos animais. - O criador pegou o dinheiro e correu para pagar o Moinho, que fornecia alimento para os animais. - O dono do moinho pegou o dinheiro e correu para pagar sua dívida com a Prostituta. - A prostituta correu para pagar o dono do hotel, que ela utilizava para levar seus acompanhantes. Neste momento, o milionário voltou c

IPE saúde, uma vergonha

  O Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do RS do atual governador, Sr. Eduardo Leite é uma vergonha. Não encontro, por mais que eu queira encontrar outro adjetivo para avaliar o que se tornou um Instituto que deveria cuidar da saúde de quem atende ao público do nosso Rio Grande do Sul. A péssima ideia desta administração vai levar a falência o IPE e já está levando muitos servidores a loucura (literalmente… suicídios inclusive, o que não é de hoje) por ter que retirar familiares do plano e remetê-los ao já igualmente sucateado SUS ou não poder comprar seu sustento e seus remédios do dia a dia, justamente por não suportar mais os descontos lançados em seus contracheques e sem uma reposição salarial. Vejam que neste “Projeto demoníaco”, paga mais quem ganha menos e paga menos quem ganha mais e que alcança os servidores mais perseguidos do atual governo, dentre eles, os professores, policiais militares, civis e penitenciários, que “imaginem, não tiveram nem mesmo a r