Pular para o conteúdo principal

DPVAT - Governo quer motoristas indenizando vítimas! E os bandidos?






   Confesso que ouvi com surpresa e preocupação a notícia de que o Governo Federal irá mover ações através do INSS, para que motoristas envolvidos em acidentes passem a pagar as despesas com as vítimas.
   Mais preocupado do que surpreso fiquei ainda, quando a mídia televisiva saiu às ruas e conseguiu o apoio de muitos dos entrevistados, graças é claro, à forma adotada para apresentar a tese pretendida, tanto pelos políticos, quanto pela própria mídia encarregada de dar a notícia e ao mesmo tempo, semear a nova idéia entre os mais desavisados.

   Todos sabem e os nossos representantes públicos, mais ainda, de que grande parte do povo brasileiro é facilmente manipulada pelos aproveitadores de plantão, bastando pra isso usar as palavras e as formas adequadas para cada ocasião e pronto. E pensando nisso que obviamente surgiu à idéia destes sábios políticos de mais uma vez meter a mão no bolso do brasileiro e assim financiar mais facilmente suas orgias com o erário público, aliás, que vem sendo um tirocínio peculiar de muitos deles nos últimos tempos.

   Pelo que assisti de tudo isso, concluí que a choradeira toda do governo se aboca à falta de recursos do INSS, que fica com o ônus de ter que pagar aposentadorias por invalidez, auxílio acidente para as vítimas e pensões para os familiares, enquanto as Seguradoras ficam com o bônus, já que muitos dos acidentados são atendidos pelo SUS e não as acionam, quiçá pela burocracia que encontram ou por pura falta de conhecimento mesmo de como proceder.

   Até aí, tudo bem, porém conjeturando do mesmo modo que o governo o faz no tocante a culpabilidade dos motoristas e o dever destes em arcar com as despesas decorrentes dos acidentes me permite pensar que, as expensas igualmente deveriam ser cobradas dos assassinos, dos assaltantes e dos traficantes, pois no fim das contas é sempre o “INSS e o SUS” que acabam ficando com os prejuízos provocados “intencionalmente” por estes delinqüentes ao ferir, viciar, aleijar ou matar alguém. E olha que estes nem seguros pagam, ao contrário dos motoristas/proprietários de veículos que além do DPVAT, ainda pagam IPVA, pedágios, taxas embutidas nos preços dos combustíveis e por aí a fora…   
                                                                                                                                                                      
   E vou mais longe, se atribuirmos aos bandidos, as responsabilidades de seus atos, por um lado estaria fazendo justiça e por outro, uma grande injustiça e explico:
   - Justiça porque atribuiria o dispêndio a quem cometeu os delitos, assim como querem os governantes, fazer com os motoristas;
   - E grande injustiça, por comparar nossos motoristas que conduzem seus veículos lícitos e que por vezes ingerem bebidas igualmente legais, com criminosos que não raro estão sob efeito de drogas ilícitas e com armas ilegais, assaltando, roubando e aleijando ou matando suas vítimas.

   Digo isso porque um motorista em sã consciência não sai de casa ou de um bar onde tenha bebido com moderação, com a fulgente intenção de lesar, ferir ou matar alguém e quando algo neste sentido acontece, como já diz a palavra, é por acidente, obviamente que, ressalvada as devidas exceções.

   Já o criminoso não! Quando sai armado para assaltar ou roubar, na maioria das vezes está sob efeito de drogas ilícitas, disposto a tudo e preparado para ferir e até mesmo matar quem oferecer resistência ou tentar impedi-lo de alcançar seu intento.

   E aí é que está a gritante diferença que não pode jamais ser esquecida pelas pessoas de bem da sociedade e principalmente por nossos magistrados e autoridades responsáveis por julgar e de manter a lei e a ordem neste País.

   Portanto, não concordo que transfiram mais uma vez o ônus para a população e sugiro sim, que seja extinto o atual “Consórcio de Seguradoras” e os 50% da arrecadação do DPVAT até então a ele destinado, sejam nesse caso direcionados ao INSS e os outros 50%, atribuídos ao SUS, que hoje pela legislação, aufere somente 45% deste montante.

    Quanto aos 5% do DPVAT que hoje são conferidos ao DENATRAN para suas Campanhas Educativas, sejam eles extraídos dos valores arrecadados com o pagamento do IPVA no licenciamento dos veículos, valores que atualmente são divididos equitativamente em 50% para os municípios e outros 50% para os estados, podendo, tanto municípios, quanto estados, pela legislação coeva, utilizá-los a bel prazer.

   Que façam isso ou encontrem outra solução, desde que não repassem mais uma vez suas atribuições a quem já carrega uma enorme carga tributária nas costas (uma das maiores do mundo), ou seja, o povo brasileiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COME E DEPOIS VIRA O COCHO...

     Quem nunca ouviu ou leu a citação, come e depois vira o cocho?    Acredito que a grande maioria já ouviu e sabe que este aforismo surgiu pelo fato de que o porco normalmente faz isso, logo depois que come. Mas creio que muitos não se deram conta, de que o porco age desta forma por puro instinto, na busca de mais alimento e não com a intenção de simplesmente desfazer do artefato que lhe foi útil. Diferentemente do suíno, alguns seres humanos descartam seus resquícios de modo nada sociável e nas mais variadas situações e ambientes em que vivem, servindo a estes então a colocação dispensada até então aos “porcos”.    E em nossa Cidade não precisamos ir muito longe para ver situações que nos remetem ao dito popular, atribuindo este comportamento principalmente aos nossos jovens que fumam, comem e bebem em vias públicas e mesmo estando diante de lixeiras, preferem colocar seus detritos nas calçadas e nas vias públicas. Por vezes, até mesmo ali fazem suas necessidades fisio

A dívida da prostituta

2 de novembro às 20:12 A DÍVIDA DA PROSTITUTA. Em uma pequena cidade turística, caiu uma chuva torrencial por vários dias, deixando a cidade praticamente deserta. Há tempo que a crise  vinha assolando este lugar ... Todos tinham dívidas e viviam à base de créditos. Por sorte, chegou um milionário com muito dinheiro, entrou no pequeno hotel e pediu um quarto, colocando no balcão R$ 1.000,00. - A recepcionista foi mostrar os quartos para o homem escolher, enquanto o dono do hotel pegou o dinheiro e saiu correndo para pagar a sua divida com o açougueiro. - O açougueiro pegou o dinheiro e correu para pagar sua dívida com o criador dos animais. - O criador pegou o dinheiro e correu para pagar o Moinho, que fornecia alimento para os animais. - O dono do moinho pegou o dinheiro e correu para pagar sua dívida com a Prostituta. - A prostituta correu para pagar o dono do hotel, que ela utilizava para levar seus acompanhantes. Neste momento, o milionário voltou c

IPE saúde, uma vergonha

  O Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do RS do atual governador, Sr. Eduardo Leite é uma vergonha. Não encontro, por mais que eu queira encontrar outro adjetivo para avaliar o que se tornou um Instituto que deveria cuidar da saúde de quem atende ao público do nosso Rio Grande do Sul. A péssima ideia desta administração vai levar a falência o IPE e já está levando muitos servidores a loucura (literalmente… suicídios inclusive, o que não é de hoje) por ter que retirar familiares do plano e remetê-los ao já igualmente sucateado SUS ou não poder comprar seu sustento e seus remédios do dia a dia, justamente por não suportar mais os descontos lançados em seus contracheques e sem uma reposição salarial. Vejam que neste “Projeto demoníaco”, paga mais quem ganha menos e paga menos quem ganha mais e que alcança os servidores mais perseguidos do atual governo, dentre eles, os professores, policiais militares, civis e penitenciários, que “imaginem, não tiveram nem mesmo a r