Pular para o conteúdo principal

Lamentável a Saúde Pública no Brasil - Drogas


   São muitas as pessoas que passam à vida inteira cuidando da saúde através de alimentações saudáveis, de práticas esportivas, de exames médicos preventivos, enfim, sempre objetivando viver mais e com qualidade. Estas pessoas não medem esforços para se manterem saudáveis, e nem poderia ser diferente, uma vez que a vida é o maior bem que Deus nos deu. No entanto, mesmo tendo todos estes cuidados, sabemos que nunca estaremos totalmente livres de contrairmos alguma doença. Mesmo assim podemos nos considerar felizes por fazer parte da maioria que pensa assim, o que certamente nos dá algum alento.

    No entanto, temos as contrárias a tudo isso. Refiro-me aos dependentes químicos, que livremente escolhem andar pelos caminhos nebulosos dos entorpecentes. Em outras palavras, optam por se tornarem “doentes”.

    Com tantas campanhas contra as drogas e as diversas divulgações dos malefícios tanto para a saúde quanto para a sociedade deste mal do século, sinceramente não acredito que nos dias de hoje ainda se aceite como desculpa o desconhecimento do assunto. Ainda assim o número de usuários continua aumentado e dando suporte para o tráfico continuar existindo e toda a violência que dele provém.

   Quanto a nós, continuamos a nos queixar da violência que cresce de forma desmedida, mas ao mesmo tempo nos esquecemos que ela pode estar sendo gerada por nós mesmos, por nossos filhos, vizinhos ou amigos. Temos que estar sempre atentos para não sermos pegos de surpresa, pois as drogas podem estar onde sequer imaginamos.

   Já na saúde pública, pessoas continuam morrendo por falta de vagas nos hospitais ou simplesmente sem assistências nas intermináveis filas que se tornaram comuns no País.  Do mesmo modo é deprimente acompanhar a penúria das pessoas que dependem de medicações de uso contínuo, pois não raramente, permanecem por várias horas nas filas e retornam para suas casas sem os medicamentos tão necessárias para suas subsistências.

   Diante de tudo isso nada mais deveria nos surpreender, mas algumas cabeças pensantes ainda conseguem essa proeza. Pois apesar do caos que a saúde pública se transformou, fala-se muito em criar salas com acompanhamento médico para as pessoas que não conseguem largar o vício das drogas, poderem usá-las tranqüilamente e sem riscos de contaminações ou overdoses. São as chamadas salas de uso seguro ou “narcosalas”. Pode?

   Não se surpreendam se licitações públicas para adquirir “drogas ilícitas” começarem a acontecer, uma vez que, pelo andar da carruagem esta é a tendência mais lógica no país do faz de conta.

   Beira-mar e outros do ramo, felizes agradecem!   
   E assim caminha a humanidade...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COME E DEPOIS VIRA O COCHO...

     Quem nunca ouviu ou leu a citação, come e depois vira o cocho?    Acredito que a grande maioria já ouviu e sabe que este aforismo surgiu pelo fato de que o porco normalmente faz isso, logo depois que come. Mas creio que muitos não se deram conta, de que o porco age desta forma por puro instinto, na busca de mais alimento e não com a intenção de simplesmente desfazer do artefato que lhe foi útil. Diferentemente do suíno, alguns seres humanos descartam seus resquícios de modo nada sociável e nas mais variadas situações e ambientes em que vivem, servindo a estes então a colocação dispensada até então aos “porcos”.    E em nossa Cidade não precisamos ir muito longe para ver situações que nos remetem ao dito popular, atribuindo este comportamento principalmente aos nossos jovens que fumam, comem e bebem em vias públicas e mesmo estando diante de lixeiras, preferem colocar seus detritos nas calçadas e nas vias públicas. Por vezes, até mesmo ali fazem suas necessidades fisio

A dívida da prostituta

2 de novembro às 20:12 A DÍVIDA DA PROSTITUTA. Em uma pequena cidade turística, caiu uma chuva torrencial por vários dias, deixando a cidade praticamente deserta. Há tempo que a crise  vinha assolando este lugar ... Todos tinham dívidas e viviam à base de créditos. Por sorte, chegou um milionário com muito dinheiro, entrou no pequeno hotel e pediu um quarto, colocando no balcão R$ 1.000,00. - A recepcionista foi mostrar os quartos para o homem escolher, enquanto o dono do hotel pegou o dinheiro e saiu correndo para pagar a sua divida com o açougueiro. - O açougueiro pegou o dinheiro e correu para pagar sua dívida com o criador dos animais. - O criador pegou o dinheiro e correu para pagar o Moinho, que fornecia alimento para os animais. - O dono do moinho pegou o dinheiro e correu para pagar sua dívida com a Prostituta. - A prostituta correu para pagar o dono do hotel, que ela utilizava para levar seus acompanhantes. Neste momento, o milionário voltou c

IPE saúde, uma vergonha

  O Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do RS do atual governador, Sr. Eduardo Leite é uma vergonha. Não encontro, por mais que eu queira encontrar outro adjetivo para avaliar o que se tornou um Instituto que deveria cuidar da saúde de quem atende ao público do nosso Rio Grande do Sul. A péssima ideia desta administração vai levar a falência o IPE e já está levando muitos servidores a loucura (literalmente… suicídios inclusive, o que não é de hoje) por ter que retirar familiares do plano e remetê-los ao já igualmente sucateado SUS ou não poder comprar seu sustento e seus remédios do dia a dia, justamente por não suportar mais os descontos lançados em seus contracheques e sem uma reposição salarial. Vejam que neste “Projeto demoníaco”, paga mais quem ganha menos e paga menos quem ganha mais e que alcança os servidores mais perseguidos do atual governo, dentre eles, os professores, policiais militares, civis e penitenciários, que “imaginem, não tiveram nem mesmo a r