Pular para o conteúdo principal

Discriminação no trânsito


   No dia 23 de setembro de 1997 foi criado o Código de Trânsito Brasileiro considerado por muitos, como de primeiro mundo. Muitas regras foram criadas ou aperfeiçoadas para a obtenção da tão desejada segurança no Trânsito.
   Pois bem, no início os objetivos do código foram alcançados, porém passado algum tempo às coisas foram novamente se acomodando, a frota de veículos aumentando e os órgãos de fiscalização não conseguiram acompanharam o mesmo crescimento, no que se refere a efetivo e equipamentos de qualidade para auxiliá-los nesta dificílima tarefa.
   Houve tempos em que estes órgãos utilizavam radares portáteis para fiscalizar as velocidades dos veículos. Estes aparelhos eram operados por profissionais que ao detectar os excessos, abordavam os veículos infratores. Tratava-se de um serviço que despendia várias pessoas nas operações, porém havia nelas infinitas vantagens, como: identificar condutores inabilitados e criminosos, veículos roubados ou sem licenciamentos, com equipamentos deficientes ou inexistentes e muitas outras infrações e crimes que aconteciam e que ainda acontecem na direção de veículos.
   Dito isso, vou me ater ao foco principal desta matéria que é a discriminação que ocorre em todo o País e poucos percebem.
   Assim, para cobrir a escassez de profissionais da área de trânsito diante do aumento significativo da frota de veículos, foi necessário implantar equipamentos eletrônicos capazes de executar o controle de velocidade liberando-os para outras atividades tão importantes quanto.
   Até aí não tem problema, entretanto a maneira destes aparelhos registrarem os veículos infratores é que vejo como discriminatório e explico.
   Conforme o “Artigo 115” do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), todo o veículo será identificado externamente por meio de placa dianteira e traseira, sendo esta lacrada em sua estrutura... Já os veículos de duas ou três rodas são dispensados da placa dianteira, conforme o parágrafo 6º deste mesmo “artigo”. Isto não chega a ser uma novidade para quem conhece um pouco de trânsito, no entanto, a grande maioria dos equipamentos utilizados para controlar a velocidade, fotografa inexplicavelmente os veículos, pela frente. Deste modo, a identificação dos veículos infratores se dá pela placa que não é lacrada a estrutura, livrando assim os que dela estão dispensadas.
   Portanto, aí está explicita a discriminação que me refiro.
   Estes aparelhos penalizam aos infratores que conduzem veículos identificados com placa dianteira e traseira, ao mesmo tempo em que isentam e liberam os condutores de motocicletas e similares para imprimirem altas velocidades por aí a fora.
   Na minha óptica, se os objetivos dos equipamentos eletrônicos estivessem realmente voltados para coibir aos excessos de velocidades e visando à segurança, deveriam estar preparados para detectar e penalizar a todas as espécies de veículos que fazem parte do trânsito que ultrapassassem as velocidades máximas permitidas para os locais fiscalizados.
   Da forma que aí está fica a dúvida da eficiência e das verdadeiras intenções de se utilizar este tipo de “fiscalização”, pois estariam visando a segurança ou a arrecadação?
   Afinal, somos ou não somos todos iguais perante a lei?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COME E DEPOIS VIRA O COCHO...

     Quem nunca ouviu ou leu a citação, come e depois vira o cocho?    Acredito que a grande maioria já ouviu e sabe que este aforismo surgiu pelo fato de que o porco normalmente faz isso, logo depois que come. Mas creio que muitos não se deram conta, de que o porco age desta forma por puro instinto, na busca de mais alimento e não com a intenção de simplesmente desfazer do artefato que lhe foi útil. Diferentemente do suíno, alguns seres humanos descartam seus resquícios de modo nada sociável e nas mais variadas situações e ambientes em que vivem, servindo a estes então a colocação dispensada até então aos “porcos”.    E em nossa Cidade não precisamos ir muito longe para ver situações que nos remetem ao dito popular, atribuindo este comportamento principalmente aos nossos jovens que fumam, comem e bebem em vias públicas e mesmo estando diante de lixeiras, preferem colocar seus detritos nas calçadas e nas vias públicas. Por vezes, até mesmo ali fazem suas necessidades fisio

A dívida da prostituta

2 de novembro às 20:12 A DÍVIDA DA PROSTITUTA. Em uma pequena cidade turística, caiu uma chuva torrencial por vários dias, deixando a cidade praticamente deserta. Há tempo que a crise  vinha assolando este lugar ... Todos tinham dívidas e viviam à base de créditos. Por sorte, chegou um milionário com muito dinheiro, entrou no pequeno hotel e pediu um quarto, colocando no balcão R$ 1.000,00. - A recepcionista foi mostrar os quartos para o homem escolher, enquanto o dono do hotel pegou o dinheiro e saiu correndo para pagar a sua divida com o açougueiro. - O açougueiro pegou o dinheiro e correu para pagar sua dívida com o criador dos animais. - O criador pegou o dinheiro e correu para pagar o Moinho, que fornecia alimento para os animais. - O dono do moinho pegou o dinheiro e correu para pagar sua dívida com a Prostituta. - A prostituta correu para pagar o dono do hotel, que ela utilizava para levar seus acompanhantes. Neste momento, o milionário voltou c

IPE saúde, uma vergonha

  O Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do RS do atual governador, Sr. Eduardo Leite é uma vergonha. Não encontro, por mais que eu queira encontrar outro adjetivo para avaliar o que se tornou um Instituto que deveria cuidar da saúde de quem atende ao público do nosso Rio Grande do Sul. A péssima ideia desta administração vai levar a falência o IPE e já está levando muitos servidores a loucura (literalmente… suicídios inclusive, o que não é de hoje) por ter que retirar familiares do plano e remetê-los ao já igualmente sucateado SUS ou não poder comprar seu sustento e seus remédios do dia a dia, justamente por não suportar mais os descontos lançados em seus contracheques e sem uma reposição salarial. Vejam que neste “Projeto demoníaco”, paga mais quem ganha menos e paga menos quem ganha mais e que alcança os servidores mais perseguidos do atual governo, dentre eles, os professores, policiais militares, civis e penitenciários, que “imaginem, não tiveram nem mesmo a r